Sobre seguro desemprego no Japão

Home » SHR Informações » Sobre seguro desemprego no Japão

Aos trabalhadores que se desligaram das empresas, para receber o subsídio do Seguro-Desemprego postamos aqui um resumo da explicação da Secretaria do Trabalho de Aichi, Departamento de Estabilidade de Emprego, Agência Pública de Emprego (Hello Work).

Quem poderá receber o subsídio do Seguro Desemprego?
Todo trabalhador assegurados no Seguro-Desemprego e no momento de se desligarem do emprego, preencherem as condições abaixo:

1- Período de cadastramento no Seguro-Desemprego
Demissão por iniciativa própria
Em princípio, deverá estar assegurado pelo Seguro-Desemprego por mais de 12 meses, no período de 2 anos anteriores à data de desligamento. Considerado um mês quando o número de dias-base para o pagamento de salário seja superior a 11 dias.

Demissão por parte da empresa
Poderá obter a qualificação de beneficiário se esteve assegurado por 6 meses ou mais no Seguro-Desemprego.
Obs: Caso a última Carta de Desemprego (RISHOKUHYO) não satisfaça o requisito de habilitação para o recebimento do benefício, existe ainda a possibilidade de ser beneficiado, entregando-a junto com a Carta de Desemprego anterior (não importa se esta Carta satisfaz ou não o requisito de habilitação para o recebimento do benefício), portanto, procure confirmar junto ao balcão de consultas da Hello Work.

2- Estado de “desemprego”
É feito o reconhecimento do desemprego (confirmação), e é concedido o benefício visando a estabilização da sua vida até conseguir um novo emprego e também auxiliar na busca de um novo emprego.
(1) Quando a pessoa possui forte vontade (sentimento) de trabalhar
(2) Tem capacidade para trabalhar de imediato (estado de saúde, ambiente familiar,etc)
(3) Não consegue uma colocação
(4) Está ativamente à procura de um emprego.

Em princípio, para receber o Subsídio Básico sobre os dias em que esteve desempregado, deverá realizar atividades de busca de emprego durante o período de confirmação do “Desemprego” (é necessário obter resultados concretos sobre o número de vezes fixos num período determinado).

Para ver a matéria completa, acesse o Jobs Online – Clique para abrir.

 

 

Conheça melhor a SHR