NÃO tenha vergonha, DEPRESSÃO pode acontecer com qualquer pessoa.

Home » SHR Informações » NÃO tenha vergonha, DEPRESSÃO pode acontecer com qualquer pessoa.

A DEPRESSÃO é caracterizada por trazer fortes mudanças no humor, ficam bem evidentes, sentimentos de vazio e tristeza, desmotivação, falta de apetite, falta de desejo sexual, cansaço sem justificativa, insônia, angústia, irritabilidade e principalmente o isolamento. Falta de cuidados básicos de higiene pessoal, limpeza da casa, acumulo de lixo, faltas no trabalho, são reações práticas que podem ser identificadas.

 

Você nunca imagina que isto pode acontecer contigo, até que,  como um “Taifu” em sua direção, chega arrebatadora e você sabe que algo está por vir, mas não consegue saber exatamente qual será o estrago.

Nem sempre é possível identificar situações que possam ter levado a pessoa a deprimir.

Todos estão sujeitos sim, não é uma doença elitista, não escolhe classe, cor da pela, situação financeira, idade ou sexo.

Algumas pessoas tem maior propensão do que outras de acordo com a constituição do indivíduo, como fatores ambientais, psicológicos, sociais e até genéticos. Também o ambiente e a forma como interagem com ele e como lidam com o que acontece em relação as perdas ou frustrações e com o que fizeram de ruim ou do bem que deixaram de fazer pelo indivíduo. 

 

Sim, a DEPRESSÃO chega de mansinho, começa com um pequeno incômodo e aos poucos vai tomando corpo e crescendo. Quem sofre de transtorno depressivo, menciona que “tudo começou há alguns meses” ou que “sempre tiveram um vazio dentro de si, mas que não sabem explicar esse sentimento” ou o “Por quê”・ Trazem ainda situações que sabem o que precisa ser feito mas parecem não ter vontade e energia de fazê-lo.

 

Mesmo pessoas que costumavam valorizar a vida, quando em nível alto de depressão, podem pensar seriamente em se machucar ou morrer, ilusoriamente dar um fim a situação e não ser um peso para outros ou ainda acabar com o sentimento ruim e não encontram saídas ou estão sem esperança. Por esta razão, a depressão é  em todos os “Juris” condenada “culpada” ou principal supeita do maior número de  suicídios, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente, realidade esta muito presente no Japão.

 

Ao suspeitar que está, deprimida, a pessoa deve imediatamente (mesmo sem vontade) buscar ajuda,  de alguém de confiança, seja de um parente,  um chefe, uma ONG, um vizinho, alguém que possa orientar e fazer o que deve ser feito ou buscar ajuda profissional e ficar atento a essa pessoa.

É uma doença que tem cura e quanto antes identificada, maiores as chances de recuperação  sem maiores danos a vida social (trabalho, família, etc.) e saúde emocional.

 

Dependendo do grau de depressão, a psicoterapia (com psicólogo, psiquiatra, psicanalista, orientador, conselheiro) pode ser suficiente. Quando em grau mais avançado (a pessoa não quer trabalhar, pode ser necessária utilização de medicamentos, estes somente podem ser indicados por profissional da medicina(psiquiatra). Nunca faça auto-medicação, pois é  uma questão psíquica muito delicada e que pode inclusive agravar.

 

O melhor tratamento é o multi disciplinar, com médico e psicólogo, onde basicamente o psicólogo irá tratar a causa e o psiquiatra a consequência.

 

Além disso, alguns conceitos filosóficos de vida que podem contribuir:

O perdão, a si mesmo e aos outros.

O desapego do passado sobre o que teve e perdeu ou que deveria ter ou não ter feito.

O Amor, aos amigos, familiares e principalmente a si mesmo(a).

E a gratidão a tudo e a todos.

 (Andreza Shibata Santos Agosto/2017 – Komachi Shi – Aichi Ken – JAPÃO)

Atendimento Psicológico ou Orientação – Gratuito

  • Somente para quem recebe os serviços da SHR Corp

Andreza Shibata Santos080 3076-4606

 

  • Demais projetos de ajuda Psicológica no JAPÃO

SABJA 050-68616440.

Projeto Ajuda – projeto_ajuda@hotmail.com

Consulado Brasileiro de Nagoya 090 6467 6718

 

 

 

 

Conheça melhor a SHR